terça-feira, 12 de outubro de 2010

Discursos em Malaquias

No livro do profeta Malaquias temos uma forma de escrita bem interessante. O texto segue a linha de confronto, estilo tribunal. Encontramos três aspectos diferentes:
1.AFIRMAÇÃO - do pecado que o povo estava cometendo.
2.INTERROGAÇÃO - do povo acerca desse pecado (como se não tivessem feito nada).
3.REFUTAÇÃO - de Deus quanto a verdadeira atitude do povo.
Vamos ver um exemplo:
No capítulo 1 e versículos 6 e 7 , encontramos esses três aspectos:
"O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível".

1.AFIRMAÇÃO " O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome".


2.INTERROGAÇÃO "E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?"


3.REFUTAÇÃO "Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível".

Conclusão: O povo não podia acusar a Deus de nada, pelo contrário; eles é que estavam em grande dívida com o Criador. O livro nos ensina a nos livrar da religiosidade mecãnica, e praticar o que verdadeiramente agrada a Deus.

Um comentário:

  1. OUTROS VERSÍCULOS QUE SEGUEM A MESMA LINHA EM MALAQUIAS: 2.14; 2,17; 3.7; 3.8; 3.13
    ÓTIMO ESTUDO A TODOS!

    ResponderExcluir