terça-feira, 27 de janeiro de 2009

OITO RAZÕES PARA EVITAR A IMPUREZA

Meditação em I Coríntios capítulo 6

Definição de Impureza

A palavra grega Katharsia = puro, limpo, acrescida da partícula "A", no início da palavra akatharsia, significa negação ou ausência, como ocorre no português com as palavras "normal e anormal".

De modo geral "akatharsia" significa imundícia física ou moral. Deste modo, uma pessoa impura se entrega à prática de todos os pecados sexuais, desde os mais comuns até os mais abomináveis.
Quando um crente não aceita a pureza bíblica, ensinada na Bíblia, isso se torna impureza.

1. O corpo não é para a impureza, mas para o Senhor - 6.13
O corpo do crente nascido de novo não deve ser dominado pela impureza, como ocorria na velha vida. O salvo deve consagrar a cada dia o seu corpo ao Senhor (Rm 12.1,2). Muito do que contamina o corpo penetra nele pelos olhos, portanto cabe ao crente vigiar e cuidar com aquilo que vê (Mt 6.22,23; Pv 4.25; Jó 31.1).

2. O corpo será ressuscitado pelo Senhor - 6.14
Quando Jesus morreu, Ele deu a Sua vida para salvar também o corpo e não só a alma. Portanto, o corpo será ressuscitado em glória, será no futuro um corpo glorificado que adentrará a eternidade em perfeição e regozijo. Tão certo como Deus ressuscitou a Cristo, Ele também nos ressuscitará.

3. Os corpos dos crentes são membros do corpo de Cristo - 6.15
O corpo de Cristo é puro, santo e imaculado, portanto os corpos dos crentes tem que ser achados também em pureza. Deus castigará (disciplina física) no corpo aquele crente que continuar praticando a impureza (I Cor 11.28-32).

4. Aquele que se une a uma prostituta se torna uma só carne com ela - 6.16
Qualquer relacionamento sexual fora do casamento é ilícito e é PECADO. A união física de solteiros fora do casamento constitui em fornicação e de casados com outra pessoa que não o seu cônjuge é adultério. Ainda que o sistema mundano tenha tratado estas questões de maneira leviana, aos olhos de Deus estas práticas continuam sendo abomináveis e merecedoras de severo julgamento (Hb 13.4).

5. Aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele - 6.17
Há uma identificação espiritual com Deus através do novo nascimento. Na conversão a vida de Cristo é comunicada ao crente e isto produz no crente uma preciosa comunhão com Deus que não deve ser quebrada pelo pecado da impureza (II Cor 5.15; Gl 2.20; I Tm 2.12).

6. A imoralidade é pecado contra o próprio corpo - 6.18
Paulo afirma que qualquer outro pecado é fora do corpo mas o pecado da impureza afeta o próprio corpo. Não é a toa que há uma diversidade de doenças sexuais transmissíveis que resultam do envolvimento com a impureza (gonorréia, sífilis, AIDS, etc.) - Rm 1.26,27.

7. O corpo do crente é santuário do Espírito Santo - 6.19
O corpo do crente, após o novo nascimento passou a ser morada do Espírito Santo, que veio nele habitar de modo permanente. Assim como no Tabernáculo ou no Templo, no Santo Lugar e no Santo dos Santos não podia penetrar nada que não fosse consagrado a Deus, nenhuma oferta, homem ou animal impuros, assim também a impureza não há de ter lugar no Santuário do Espírito Santo, o corpo do crente. (II Cor 6.14,15; Rm 6.12,13).

8. O corpo do crente foi comprado por Deus - 6.20
O corpo do crente não lhe pertence mais. Deus o comprou, e pagou um altíssimo preço. Custou a Deus o sangue precioso de Seu filho unigênito (I Pe 1.18,19). Os crentes são propriedade de Deus, e qualquer proprietário tem todo o direito de decidir o que quer fazer com sua propriedade.

* A melhor atitude a ser tomada diante da impureza é FUGIR...
"Fugi da impureza." vs 18
I Ts 4.7 "porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."

Autoria: Pr. Jadir Siqueira

2 comentários:

  1. Estou afastado da igreja a algum tempo, tenho certeza que a vida com Deus é bem melhor, porém digo com sinceridade que negar a tendência pecaminosa da carne é muito dificil, não sei se é por falta de esforço, mas não tenho conseguido. O dificil para o ser humano é morrer de verdade, ou seja morrer para o mundo e para suas própias vontades... Ainda estou na luta, creio que enquanto há vida há esperaça.
    Carlos Henrique M de Paula
    ch_meneses@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu creio que Deus é aquele que dar força para o ser humano saiba que estudo é uma benção de Deus

    ResponderExcluir