quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Porta das Ovelhas


Em Neemias 3:1 fala da porta das Ovelhas. A primeira coisa que foi restaurada foi a porta das Ovelhas. Isto representa o novo nascimento. Representa também, quando se refere a Cristo, que o nosso Senhor Jesus, quando veio pela primeira vez, veio como ovelha, e entrou por essa porta, montado em um jumentinho filho de jumenta, e foi ovacionado até pelos meninos.


Quando ele retornar pela segunda vez entrará pela porta Oriental, já não como ovelha, mas sim como leão. Não virá para ser julgado na cruz, mas virá como rei.
A porta das Ovelhas nos fala da entrada para a vida da igreja. Ninguém pode entrar a não ser por Cristo. O Senhor disse: "Eu sou a porta; aquele que entrar por mim, será salvo".


Vemos que as demais portas tinham os seus ferrolhos e as suas fechaduras; mas a porta das Ovelhas foi deixada sem ferrolhos, ou pelo menos não é mencionado. Mas é necessário que a porta tenha ferrolhos. Não podemos admitir qualquer um na vida da igreja, não podemos ser totalmente inclusivos de uma maneira ingênua, incluindo toda classe de pessoas, mas somente ovelhas. Por isso são necessários os ferrolhos.


Os ferrolhos falam dos nossos pastores. Em Atos capítulo 20 diz: "...olhai por todo o rebanho em que o Espírito Santo vos constituiu por bispos, para apascentar a igreja do Senhor, a qual ele comprou por seu próprio sangue. Porque eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos vorazes, que não perdoarão o rebanho".


Esta porta das Ovelhas, em certo sentido, esteve sem ferrolhos depois do século I. Nos tempos de Pérgamo, começaram a entrar não somente ovelhas, mas também lobos. Mais tarde vemos como se juntou a igreja com o Estado, e depois de Pérgamo degradou em Tiatira, que é o romanismo. Depois passou para Sardes, que significa a igreja protestante, e depois passa de Sardes a Filadélfia e dali a Laodicéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário