domingo, 4 de setembro de 2011

SAUL E DAVI - Semelhanças e Contrastes

Saudação em Cristo! Me deparei com um estudo sobre os reis Saul e Davi e quero postar os pontos principais para sua meditação aqui no meu blog. 

Saul e Davi:
caminhos semelhantes, reações diferentes
Veja os caminhos semelhantes pêlos quais esses homens andaram, mas como tiveram reações diferentes.
Ambos receberam conselhos de homens tementes a Deus
Samuel, o último juiz de Is­rael, ungiu ambos. E ambos receberam o benefício de bons conselhos. Saul, de Samuel, e Davi, de Samuel e, mais tarde, do profeta Nata. Textos bíblicos relacionados aos eventos mencionados: l Samuel 10.1; 16.13; 15.1-3; 2Samuel 12.1-15.

Ambos enfrentaram grandes desafios
Cada líder se defronta com obstáculos, provas e tentações. Algumas vezes Saul e Davi en­frentaram os mesmos desafios. Tome como exemplo Golias: Quando o gigante filisteu se ofereceu para lutar contra o campeão de Israel, tanto Saul quanto Davi ouviram o desafio. Saul, o maior guerreiro de Israel, escondeu-se de medo. Mas Davi, um simples jovem, enfrentou determinantemente o desafio e foi honrado por Deus. Texto bíblico relacionado ao even­to mencionado: iSamuel 17.1-58.
Ambos tiveram a oportunidade de mudar e de crescer
Saul e Davi reagiram de maneira muito diferente quando foram confrontados com suas limita­ções. Quando Samuel repre­endeu Saul por realizar ofertas queimadas inapropriadas a Deus, o rei não expressou uma palavrinha sequer de tristeza ou arrependimento. Lógico! Saul se manteve no mesmo caminho. Davi possuía um co­ração bem diferente. Quando Nata confrontou o rei depois do sórdido incidente com Bate--Seba, Davi ficou quebrantado e arrependeu-se profundamente. Textos bíblicos relacionados aos eventos mencionados: ISamuel 13.8-23; 2Samuel 12.13-15; Salmo 51.1-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário