segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OS CRISTÃOS E O CULTO


Embora o culto cristão seja bem diferente do judaico, os princípios que o regem são os mesmos. Santidade, te­mor, reverência, espírito de adoração, etc, devem ser parte da vida de quem cultua ao Senhor.
Quando existe espírito sincero de adoração, há, antes de tudo, consciência do pecado e abandono de tudo que desagrada ao Senhor, Is 6: 5. E onde há santificação não há lugar para a irreverência ou inovações resultantes da desobediência, Hb 12: 28, 29. Há, sim, zelo para com a obra, 2 Co 11: 2. A pratica da santidade faz a diferença entre o santo e o profano, entre o imundo e o limpo, en­tre o justo e o injusto e entre o que serve a Deus e o que não O serve, Lv 10: 10; Ml 3: 18.
 
a) O viver santo elimina a leviandade. Quem cul­tua ao Senhor com sinceridade abandona tudo que não se harmoniza com a vontade de Deus, Hb 12: 1.
 
b) O viver santo traz obediência. O prazer do Se­nhor está na obediência e não nos sacrifícios. O obedecer é melhor que o sacrificar, l Sm 15: 22, 23.
 
c) O viver santo suprime a presunção. O Novo Testamento traz uma nova concepção em termos de sa­cerdócio. Todos os crentes são ministros de Deus, sacer­dotes do Altíssimo, 2 Co 3: 6; Ap 1: 6. A igreja tem seus líderes, mas que se consideram como servos. Não há lu­gar para pastores ou líderes presunçosos, tampouco para homens fraudulentos que exploram a fé como um meio de vida ou para a conveniência própria, 2 Co 11: 3; Jr 23: l, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário