terça-feira, 3 de janeiro de 2012

APRENDENDO A DEPENDER DO SENHOR


Em todo o processo de libertação de seu povo no Egito, Deus já tinha o objetivo de ensinar seus filhos a depender dEle. Apesar de toda a situação de humilhação em que o povo estava, Deus revelou quê era capaz de suplantar a pressão externa e dar o livramento ao tempo certo.

Deus vocaciona líderes para conduzir o povo.
Deus nunca deixa seu povo desamparado. Sempre levanta um líder para falar em Seu nome ou conduzi-lo em situações de perigo. Foi assim que chamou Moisés, através da sarça ardente, Êx 3: 2; Arão, os setenta auxiliares de Moisés, Josué e depois os juizes e reis.

Entre os milhares de escravizados no Egito, Deus levantou Moisés para ir falar com Faraó e para conduzir o povo. Ainda hoje Deus levanta homens para sua obra, estando à frente das igrejas ou dos campos missionários.

Deus dá as provisões e meios para subsistência..

Dias depois da saída do Egito, um grave problema começa a acontecer. Faltava água e comida. O povo clamava a Moisés. A situação era realmente difícil. Em pleno deserto, com 600 mil homens e sem os víveres necessários. Nessa hora o povo vai conhecer o Deus que supre as necessidades, Fp 4: 19. Primeiramente Deus supre a necessidade de pão e carne, através do milagre do maná e das codornizes, Êx. 16: 11-15. Depois, o grande milagre da água que jorra da rocha em Refidim, Êx 17: 6. Cami¬nharam e "nunca se envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos", Dt 8: 4.

Hoje, ainda, Deus supre nossas necessidades materiais e espirituais através de Jesus. Ele é o pão da vida, Jo 6: 35, e a água viva, I Co 10: 4.

Deus livra dos perigos.

Já na saída do Egito, a bondosa mão de Deus livrou seu povo, fazendo perecer no mar os carros e os soldados egípcios que o perseguiam, Êx 15: 4. Livrou dos perigos naturais do deserto, principal¬mente das serpentes e dos escorpiões venenosos, Dt 8: 15. Livrou do sol escaldante e da escuridão da noite, mandando, durante o dia, uma nuvem para proteger o povo na cami¬nhada, Êx 13: 21, e à noite uma coluna de fogo que iluminava e aquecia. Deus livrou de povos inimigos que se colocaram à frente de Israel no deserto para impedir sua passagem, Êx 17: 8. Não era uma guerra comum. Josué foi escolhido como comandante, mas Moisés permaneceu com as mãos estendidas, intercedendo, enquanto a batalha se travava, Êx 17: 11-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário