segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ENTENDA SEU MEDO



Existem três raízes do medo.

  • Em primeiro lugar, podemos sentir medo normal e saudável, que nos protege de algo perigoso. Nesse caso, podemos agradecer a Deus por alertar-nos quanto à necessidade de fugir, nos defender ou nos esconder n’Ele.

  • Em segundo lugar, podemos sentir medo exagerado ou irracional que nos está paralisando e debilitando. Esse medo geralmente tem sua raiz no passado. E como um alarme soando, chamando nossa atenção para o tratamento e cura dessa raiz. Precisamos entender o que está por trás do medo para poder superá-lo.

  • Em terceiro lugar, podemos sentir medo ou ansiedade quando estamos desobedecendo a Deus. Um teste normal de estar na vontade de Deus é a paz que governa os nossos corações (Fp 4.6, 7). Desobediência tira a paz e abre a porta para o medo. Deus até permitiu que um espírito de medo dominasse o seu povo, como castigo pela desobediência (Lv 26.36, 37). Especialmente onde houve idolatria e envolvimento com demônios Deus abandonou seu povo, deixando o medo facilmente dominá-lo (Dt 32.17, 30; is 7.5). Por isso, o rebelde é assediado pelo medo (veja Jó 15.20-24 e 18.11 na Bíblia Viva).


David Kornfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário