segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PERMANECE NO QUE APRENDESTE

Paz amados!
Estamos nesse primeiro trimestre de 2014 estudando na EBD sobre Hermenêutica. E na aula da próxima semana (dia 12) estaremos estudando o tema: O ESTUDO PROVEITOSO DA BÍBLIA.


Quero destacar nessa postagem o texto devocional da semana que consta na revista - O texto de 2ºTimóteo 3.14 que diz: "Tu, porém permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste".

Aqui, Paulo está exortando seu filho na fé a observar as instruções da Palavra de Deus. No início do capítulo 3 diz que nos últimos dias sobreviria tempos trabalhosos, o que faz conexão com esse apelo de Paulo "PERMANECE".

Essa uma das palavras que me chamam a atenção no texto "PERMANECER". Em nossos dias de um relativismo moral, onde não há padrões de conduta - onde o homem se aprofunda cada vez mais no lamaçal do pecado, é importantíssimo PERMANECERMOS nas orientações da Palavra de Deus.

O aprendizado de Timóteo foi real a ponto de Paulo mencionar para ele permanecer no que APRENDEU. Timóteo recebeu instruções valiosas, começando com sua mãe e avó e depois por Paulo. O aprendizado de Timóteo estava em ter uma vida de total entrega ao Senhor. Uma vida separada. Uma vida que deveria servir de exemplo para os demais.

Muitos por não permanecerem no que aprenderam, fizeram-se pressas fáceis nas mãos do inimigo. Foram ridicularizados pelo mundo pela falta de firmeza nas convicções.

Outra palavra que Paulo usa no texto é "SABENDO". Timóteo não tinha só  conhecimento do que aprendeu, mais de quem aprendeu.

Timóteo tinha Paulo como referência, que por sua vez imitava a Cristo. Ou seja, nosso referencial principal é o Senhor Jesus. Mais as pessoas em nossa volta precisam ver em nós o espelho dessa referência.

Era isso que Paulo estava transmitindo a Timóteo. Nas entrelinhas Paulo estava dizendo que os ensinamentos de Timóteo não vinham de filosofias de homens, mais sim a transmissão da verdade pura das Escrituras dadas por Deus.

O que nos fará estar de pé em um mundo oscilante, é permanecermos firmados na verdade da Palavra de Deus e também proclamar essa verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário