terça-feira, 21 de abril de 2020

2 COISAS QUE TODA DISCUSSÃO SOBRE ESTUDO BÍBLICO PRECISA


 Por Chris Surratt

Um componente central da liderança de uma reunião de pequeno grupo facilitará a conversa por meio do estudo da Bíblia. Mesmo que você não esteja ensinando uma lição, ainda há poucas coisas que você pode fazer e observar que ajudarão a guiar o grupo a uma discussão espiritualmente impactante.


1. BOAS PERGUNTAS

O principal papel do líder durante o período de discussão é fazer perguntas. Feitas da maneira correta, essas perguntas levarão a uma discussão instigante que força o grupo a se aprofundar nas Escrituras por trás do foco daquela semana.
Se você estuda o ministério de Jesus, percebe que Ele faz muitas perguntas. Aqui estão apenas alguns:
  • "Algum de vocês pode acrescentar um momento à vida dele se preocupando?" (Mateus 6:27) “Por que você olha a lasca nos olhos de seu irmão, mas não percebe a trave de madeira em seus próprios olhos?” (Mat. 7: 3)
  • "Por que você tem medo, você de pouca fé?" (Mateus 8:26)
  • "Você de pouca fé, por que duvidou?" (Mateus 14:31)
  • "Quem as pessoas dizem que o Filho do Homem é?" (Mateus 16:13)
  • "Por que você me chama de 'Senhor, Senhor', e não faz as coisas que eu digo?" (Lucas 6:46)
O que?
O que (a Bíblia diz?) Perguntas nos forçam a examinar o que as Escrituras dizem primeiro. 
O que agora?
Agora, em que (devo acreditar?) Perguntas nos levam a examinar que tipo de mudança no coração precisamos fazer considerando as Escrituras que estudamos.
E daí?
Então, o que (diferença isso deve fazer na maneira como vivo?) Leva à aplicação imediata do que foi estudado.

2. SILÊNCIO

Temos medo do silêncio, especialmente como líderes de pequenos grupos. Se houver silêncio na sala, isso significa que ninguém está falando, e se ninguém está falando, então certamente estamos falhando como facilitadores. Direita?
Acredito que estamos perdendo uma ferramenta eficaz se tivermos tanto medo do silêncio que o eliminamos completamente de uma reunião de grupo. Há algo poderoso sobre a criação de espaço intencional em uma reunião de grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.