A Carta aos Filipenses foi escrita de uma prisão romana e é, curiosamente, de alguma forma a carta mais alegre de Paulo. Um problema com o qual ele tem que lidar é que alguns de seus cristãos, lá em Filipos, têm lutado.
Para contrariar essa tendência lamentável, ele mais uma vez usa uma metáfora do atletismo. Veja Filipenses 1: 27-30: Paulo deseja que eles 'trabalhem juntos'. A palavra grega para 'trabalhar juntos' aqui significa algo como 'jogar do mesmo lado juntos em uma competição de atletismo.
Ele usa aquela metáfora novamente, incidentalmente, em 4: 3, quando ele está tentando persuadir as duas senhoras, Evodia e Sintique, a parar de brigar uma com a outra.
No capítulo 2, no entanto, a mensagem é dirigida a todo o grupo de cristãos em Filipos, e ele continua a dizer (versículo 28), 'Não se deixe intimidar por seus oponentes', que tem sido a fala de todo treinador.
E no versículo 30 Paulo diz: 'Estamos empenhados na mesma “agon”. “agon” se refere a qualquer tipo de competição de atletismo e uma 'agonia' é o que você passa quando está em um treinamento profundo para as Olimpíadas.
Mas no final vale a pena, pois assim a vitória chegará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.