A graça de Deus é um tema muito importante na Bíblia e na teologia cristã. A graça de Deus significa o seu favor imerecido, o seu amor incondicional e a sua misericórdia para com os pecadores. A graça de Deus se manifesta de várias formas na vida dos crentes, mas podemos destacar quatro pontos principais:
- A graça de Deus nos salva da condenação eterna. A Bíblia diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), e que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Mas Deus, por sua graça, enviou seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz pelos nossos pecados, e nos oferece a salvação como um dom gratuito, que recebemos pela fé (Efésios 2:8-9). Nós não merecemos nem podemos fazer nada para ser salvos, mas Deus nos salva pela sua graça.
- A graça de Deus nos transforma à imagem de Cristo. A Bíblia diz que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor (Efésios 1:4). Deus nos regenera pelo seu Espírito Santo, que habita em nós, e nos capacita a viver uma vida de obediência e santidade (Tito 3:5-7). Deus também nos dá dons espirituais para edificarmos uns aos outros e servirmos ao seu Reino (I Coríntios 12:4-11). Nós não somos perfeitos nem podemos nos gloriar em nós mesmos, mas Deus nos transforma pela sua graça.
- A graça de Deus nos sustenta nas provações e tribulações. A Bíblia diz que no mundo teremos aflições, mas que devemos ter bom ânimo, porque Jesus venceu o mundo (João 16:33). Deus não nos abandona nem nos desampara nas dificuldades, mas nos consola, nos fortalece e nos dá esperança (II Coríntios 1:3-4). Deus também usa as provações para nos aperfeiçoar, nos purificar e nos ensinar a depender dele (Tiago 1:2-4). Nós não somos auto-suficientes nem podemos vencer as adversidades por nossa própria força, mas Deus nos sustenta pela sua graça.
- A graça de Deus nos garante a glória eterna. A Bíblia diz que Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho, e que aqueles que ele chamou, também justificou, e aos que justificou, também glorificou (Romanos 8:29-30). Deus nos dá a certeza da salvação e nos sela com o seu Espírito Santo como garantia da nossa herança (Efésios 1:13-14). Deus também nos prepara um lugar no céu, onde estaremos para sempre com ele, sem dor, nem sofrimento, nem pecado (João 14:2-3). Nós não somos dignos nem podemos imaginar as coisas que Deus nos reserva, mas Deus nos garante a glória pela sua graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário