terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma vida de disciplina

Disciplina é a prática, submissão e observação a certos preceitos que regulam e orientam o viver cotidiano do indivíduo. Disciplina também se traduz como educação, instrução, treinamento, punição e trazer baixo o controle. Existem três símbolos na Bíblia Sagrada que explicam a necessidade de viver uma vida disciplinada: o Soldado – disciplina na aflição, o Atleta – disciplina no cumprimento das regras; e o Lavrador - disciplina da paciência e perseverança (I Co 9.7b, 10-12).


Ter uma vida cristã disciplinada é submeter-se aos exercícios espirituais prescritos na Bíblia, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com Deus (Hb 12.8). O Livro de Provérbios fala sobre disciplina própria e da criança, mais do que todos os demais livros da Bíblia Sagrada.

A geração secularizada dos nossos dias, imersa na cultura humanista, na influência pagã, liberalista e na Nova Era, se torna um desafio para a família cristã e para a Igreja que deseja viver segundo os ensinos da Palavra de Deus, quanto à uma vida disciplinada. Quando se fala de disciplina ou correção na Bíblia Sagrada, todo o crente deve submeter-se à ela por dois propósitos: 1º Para o bem espiritual da Igreja, ou seja, para proteger a Igreja de qualquer contaminação do pecado (1 Co 5.6); para proteger a Igreja das doutrinas falsas (1Tm 3.15); para servir de advertência aos demais (At 5.11) e para proteger o testemunho da Igreja. Em 2º a disciplina serve para o bem da própria pessoa.



O seu propósito é de restaurar e sarar (Hb 12.5-11), bem como trazer saúde e vida espiritual (Tg 5.19-20). É importante lembrar que a disciplina tem um caráter paternal, e a advertência da Bíblia é: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos” (Hb 12.6,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário