quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NA ROTA DA SUA PROMESSA, NÃO INTERFIRA NA PROMESSA ALHEIA - Deuteronômio 2

Saudação a todos. Hoje (quinta) estamos avançando na leitura anual da bíblia nos capítulos 1 e 2 de Deuteronômio.

Esse livro conta as orientações de Moisés a nova geração. Moisés faz alguns relatos do que aconteceu no passado a fim de impedir que a nova geração repita os mesmos erros.


Lendo hoje o capítulo 2 aonde Moisés relata os anos no deserto com toda a nação, o Espírito Santo me levou a uma observação, que resultou no título dessa reflexão.

Os israelitas estão indo rumo a terra prometida, depois de terem rodeado muito tempo o Monte Seir (2.3).

A medida que vão andando vão encontrar alguns povos. A princípio pensamos que eles já iriam iniciar derrotando quem viam pela frente. Mais não foi bem assim.

Deus (isso mesmo), proibiu eles de agirem contra três povos ( vv.4,5 – descendentes de Esaú, v.9 – Moabitas, vv.18,19 – Amonitas).

Nesses trechos vemos Deus proibindo Israel de atacar o espaço de terra desses povos, pois o próprio Deus havia lhes dado.

Eles só vão ter permissão de atacar a partir do v.24 ao rei Seom da cidade de Hesbom.

Quando li isso, fiquei a pensar na ação graciosa de Deus. Ele concedeu promessa de posse de terras a Israel, mais não permitiu eles atacassem esses povos, que haviam também recebido de Deus as suas terras.

Isso me ensina e me faz entender que as minhas promessas não podem atrapalhar a promessa de outros. Deus tem a promessa certa a cada um. E no dia certo elas se cumprirão.

Então “NA ROTA DA SUA PROMESSA NÃO INTERFIRA NA PROMESSA ALHEIA”.

Paz a todos.


Pr. Rodolfo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário